História do Município

10.05.2017

HISTÓRIA DE RUBELITA

– A história nos mostra que o município de Rubelita teve seu início por volta de 1876, quando o primeiro Manoel Honório da Bandeira aqui chegou e construiu uma Igreja, cujo Padroeiro é o Senhor Bom Jesus. Por esta razão a primeira denominação recebida foi Bom Jesus de Salinas, pelo fato desta região pertencer à época a cidade de Salinas. Depois de alguns anos por serem realizadas no povoado as festas regiliosas com entrega de bandeira, sendo uma delas pernanentemente hasteada em louvor a Bom Jesus, a denominação do povoado passou a ser Bandeira.
Por volta de 1838 o povoado passou a denominar-se RUBELITA em razão da descoberta de uma jazida de pedras semipreciosas de mesmo nome, pertencente a família das turmalinas. Tal descoberta atraiu muitos garimpeiros que aqui fizeram residência, vivendo da extração mineral e também da pecuária e da agricultura. Em 31 de dezembro de 1942, pela Lei nº 1058, foi criado o distrito de Rubelita, circunscrito ao Município de Sainas. Em 01 de março de 1963, pela Lei nº 2764, de 30 de dezembro de 1962, foi criado o Município que é constituído unicamente pela sua sede, não tendo nehum outro distrito. Possui dois povoados, denominados Lagoa de Baixo e Amparo do Sitio.
ASPECTOS NATURAIS E GEOGRÁFICOS- O Município de Rubelita fica situado na macro-região de planejamento VIII-Nodeste de Minas, na micro-região de Salinas, com área de 1.109,23 quilômetros quadrados, desmembrado do Município de Salinas, pela Lei nº 2764, de 30 de dezembro de 1962, retificada em 15 de dezembro de 1964, tem como limites intermunicipais os seguintes municípios: Ao Norte, com Salinas e Fruta de Leite; Ao Sul, com Coronel Murta, virgem da Lapa e Itinga; Ao Leste com Comercinho; Ao Oeste com Padre Carvalho e Josenópolis. A sede do Município situa-se a 240 Km de Montes Claros e a 818 Km da capital Mineira. A Micro região é servida pela Rododvia Federa BR-251 (Montes Claros/Salinas), BR-116(Rio Bahia), facilitando a integração com outras regiões do Estado e do País. É servida também pela Rodovia Estadual MG-404 (Salinas/Taiobeiras) e MG-302 (Rubelita/Salinas).
O Município de Rubelita apresenta como principais rios: Rio Salinas, Rio Vacarias e Rio São José. O clima é tropical de savana, com inverno seco e verão chuvoso, segundo classificação do Kopen, e a vegetação se divide entre cerrado, campos e matas.
ASPECTOS ECONÔMICOS – Atividades do setor primário constituem a principal base da economia do Município de Rubelita. As pessoas que trabalham neste setor representam 87,4 % da população ocupada do município.
A utilização das terras engloba cultduras alimentares, pecuárias e atividades extrativas. De acordo com as informações intercensitárias, a ocupação do solo com a exploração agrícola revela um predomínio de culturas de subsistência, principalmente milho, feijão, mandioca e cana-de-açucar.
As lavouras permanentes têm ocupado uma área consideravelmente menor no município de Rubelita. Entre as lavouras estão as bananas, manga, laranja, coco da Bahia, maracujá e café. Nos anos 80 o cultivo de café ocupava a primeira posição e área colhida. No entanto, houve um declínio, seguindo a trajetória das demais lavouras permanentes. Não existindo mais o cultivo de café de forma expressiva como no passado
A atividade pecuária é diversificada, mas a produção apresenta-se modesta em relação ao desempenho de outros município da região.

Outras Notícias

  • O Carnaval é uma das festas populares mais conhecidas no mundo ocidental, sendo a maior festividade do Brasil. Sua origem remonta à Idade Média e tem associação direta com o cristianismo. O Carnaval chegou ao Brasil, durante o período colonial, caracterizado por diversas brincadeiras, como o entrudo. Ao longo do século XX, uma série de ritmos e danças passaram a […]

  • Que este novo ano seja uma jornada de reflexão e crescimento, onde possamos aprender com as experiências passadas e construir um futuro cheio de esperança e oportunidades. Que a prosperidade e a abundância acompanhem cada passo que você der em 2024 e que este ano seja repleto de realizações e sucesso em todos os aspectos […]

  • O 25 de dezembro data uma comemoração extremamente importante no Ocidente: o Natal. Nessa festividade é celebrado o nascimento de Jesus Cristo, entendido dentro do cristianismo como o filho de Deus. É comum que, no mês que antecede o Natal, sejam construídos presépios e sejam colocadas decorações natalinas, tal como a Árvore de Natal. Fonte: […]